Como Atuamos

A Raiz Educação é um grupo que atua exclusivamente no segmento de educação.

Nosso modelo de negócio se baseia em parcerias com instituições, dividindo as tarefas de acordo com as competências de cada um. A nós, Raiz Educação, cabe executar a gestão administrativa, e aos educadores cabe realizar a gestão pedagógica. A beleza da educação está em não ser uma ciência exata. Não adotamos um modelo pedagógico único, uma diretriz a ser seguida ou uma ideologia definida. Acreditamos em escolas que tenham projetos pedagógicos sólidos sendo executados com excelência.

Diferentes modelos pedagógicos são ideais para diferentes famílias e estudantes. Acreditamos na pluralidade. Na Raiz Educação, cada escola tem discernimento próprio sobre seu modelo. Acreditamos na continuidade dos vários projetos pedagógicos escolhidos pelas escolas.

Nosso objetivo é somar forças. Ao realizarmos a gestão das tarefas administrativas de todas as instituições, conseguimos ser mais eficientes. Ao deixarmos os educadores livres, garantimos que dediquem seu tempo exclusivamente à qualidade pedagógica, à manutenção e à melhoria do modelo eleito. Com cada um se empenhando na sua área de conhecimento, temos certeza de atingir um resultado final ainda melhor.

André Gusman

Diretor-Geral Raiz Educação

Nossos Valores

Excelência Pedagógica

“Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.” – Aristóteles
Independentemente do modelo pedagógico, cada escola aplica seus melhores esforços para, diariamente, executar com excelência aquilo a que se propõe. Somos empenhados em entregar os melhores resultados com alto grau de qualidade para nossos estudantes.

Respeito aos Diversos Modelos de Educação

Educação não é uma ciência exata. Não acreditamos que exista, em termos absolutos, modelo melhor que outro. Acreditamos na pluralidade e, por isso, temos diversas instituições dentro do grupo, respeitando suas histórias.

Profissionalismo

Conduzimos nossas atividades com dedicação, disciplina, seriedade e ética, sempre com foco nos nossos compromissos com os clientes.

Cooperação

Nossa equipe, composta por profissionais das mais diversas áreas, trabalha em conjunto e com o mesmo ideal: construir uma instituição que atenda cada vez melhor seus alunos e as famílias que nela depositam sua confiança. Prezamos o trabalho em equipe e acreditamos na importância da atuação conjunta, com troca de experiências e conhecimentos, visando ao crescimento de todos e à conquista do objetivo comum.

Equipe Pedagógica

Paulo Emílio

Diretor-Geral, Colégio Qi

Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas e Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou em colégios públicos e também foi professor do Colégio de São Bento. Ocupou o cargo de Coordenador de Ensino Fundamental II e Médio da Escola Parque. Sócio-fundador do Colégio Qi, ficou à frente da Unidade Tijuca durante dezesseis anos. Hoje ocupa a posição de Diretor-Geral da Rede Qi.

Rafael Pinna

Diretor-Geral, Colégio e Curso Ao Cubo

Formado em Jornalismo e mestre em Linguística, iniciou sua carreira como repórter do jornal O Globo. Depois, migrou para a docência, com aulas de Redação em turmas de Ensino Médio e Pré-Vestibular. Nos últimos 14 anos, trabalhou em instituições importantes, como Colégio Santo Agostinho, Colégio Teresiano, Fundação Cecierj e site Descomplica, e construiu sua carreira na rede de colégios De A a Z. Além de professor, foi autor de materiais didáticos, coordenador de disciplina, coordenador acadêmico e vice-diretor.

Maria Teresa Jaguaribe Alencar de Moura

Diretora Pedagógica, Escola Sá Pereira

Ex-aluna da Escola Sá Pereira, hoje responsável pela Direção Pedagógica e a Orientação das atividades artísticas desde 1990. Durante toda sua formação, sempre esteve ligada à escola exercendo várias funções. Mestre em Educação pela PUC-RJ, com especialização em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas pela mesma instituição, e em Construtivismo e Educação pela Facultad Latinoamericana de Ciências Sociales, FLACSO, Argentina. Graduou-se em Musicoterapia no Conservatório Brasileiro de Música.

Paulo Andrade

Diretor Pedagógico, Colégio e Curso Ao Cubo

Formado em História pela UFF, cursou também Filosofia na UFRJ, tem cursos de extensão na área de Teologia, Psicologia e Comunicação em instituições no Brasil e no exterior (Oxford, Inglaterra). Professor desde 2001 na rede privada, coordenou aulas de campo, viagens pedagógicas, ações sociais e projetos inter e transdisciplinares nas instituições em que trabalhou. Faz parte do time de História do Curso e do Colégio Ao Cubo.

Renato Pellizzari

Diretor Unidade Botafogo e Coordenador de Pré-Vestibular, Colégio Qi

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professor em diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro por cerca de 12 anos e também dá aulas em um dos principais sites de videoaulas do país. Desde 2009 ocupa o cargo de Coordenador de Vestibular do Colégio Qi.

Rosâne Modesto

Supervisora Educacional, Ensino Fundamental I, Colégio Qi

Licenciada em Pedagogia e Pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem pela UERJ. Trabalhou na rede pública no município de São Gonçalo como diretora da unidade. Professora de pós-graduação na Universidade Candido Mendes – “Vez do Mestre” – nas disciplinas de Administração Escolar, Supervisão Escolar, Planejamento e Desenvolvimento Infantil. Atuou como professora e coordenadora em instituições da rede particular e ainda ocupou o cargo de coordenadora pedagógica, por 19 anos, na Sociedade de Beneficência Humboldt – Colégio Cruzeiro. Iniciou na Rede Qi como coordenadora de disciplina na unidade Rio 2 e, atualmente, ocupa o cargo de supervisora educacional do Ensino Fundamental I na mesma Instituição.

Luiz Affonso

Supervisor Pedagógico, Ensino Fundamental II e Ensino Médio Colégio Qi

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi professor de diversas escolas das redes particular e pública do município do Rio de Janeiro e da PUC-Rio. É coautor dos livros Independência ou morte: A emancipação política do Brasil e O Rio de janeiro, Capital do Reino, voltados ao público estudantil. Foi membro do Conselho do Museu Histórico Nacional, instituição na qual foi responsável pela concepção teórica e pela redação dos textos da exposição permanente Expansão, Ordem e Defesa. Atualmente, atua como Supervisor Pedagógico do Ensino Fundamental II e 1º e 2º anos do Ensino Médio da rede Qi, na qual trabalha desde meados da década de 1990, e como Orientador Pedagógico do Ensino Fundamental II da Escola Parque-Gávea.

Hugo Carvalho

Sócio-Fundador e Diretor-Geral, Matriz Educação

Cursou Licenciatura em Física na UFRJ e foi aprovado para o mestrado de Engenharia Nuclear no IME. Há mais de 15 anos lecionando em turmas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-Vestibular e Pré-Militar, atuou como professor e gestor em diversas instituições de ensino do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Física e diretor-geral do Matriz Educação.

Walter Lucio

Diretor Pedagógico do Colégio, Matriz Educação

Professor de História, formado pela UERJ e Unirio com pós-graduação em História Moderna pela UFF. Cursou um período na Universidade de Coimbra, em Portugal, na cadeira de América Latina. Atualmente, é mestrando na Unirio na área de Ensino de História. Tem mais de 20 anos de experiência no mercado educacional atuando na rede privada e na rede pública municipal de ensino, na qual participou da implantação do Ginásio Carioca (escolas integrais). Na parte de gestão, atuou como coordenador de unidade e coordenador de disciplina em vários colégios. Especializou-se em ministrar aulas para alunos do Ensino Médio nos segmentos de Pré-Vestibular e Pré-Militar, tendo em seu currículo mais de 1.000 aprovações.

Jaqueline Queiroz

Diretora, Creche e Escola Ipê - Unidade Barra

Formada em pedagogia pela Universidade do Grande Rio, é atuante há 27 anos na área de Educação. Durante esse período desempenhou funções como professora, orientadora e coordenadora das séries iniciais em instituições particulares e, na rede pública de ensino, foi orientadora educacional e assessora pedagógica da Educação Infantil do município de Magé. Foi Diretora fundadora do Conexão Cursos. Hoje fica à frente da Coordenação da Creche Escola Ipê.

Ana Paula Figueiredo

Coordenadora Administrativa, Creche e Escola Ipê - Unidade Barra

Atuante na área de educação desde 1994, formou-se no Instituto de Educação Carlos Camacho, em Magé, onde é reconhecida pelo trabalho de excelência na área de Educação Infantil. Trabalhou diretamente com crianças até 2004, atuando em sala de aula, e durante 14 anos como Coordenadora Administrativa do Centro de Ensino Mageense. Em 2012, passou trabalhar na assessoria administrativa da Creche Bem me Quer, onde permaneceu até o término do ano letivo de 2017. Hoje é Coordenadora Administrativa da Creche Escola Ipê.

Monica Loetscher

Coordenadora Pedagógica, Creche Escola Ipê Recreio

Licenciada em Pedagogia, Pós-graduação em Educação Especial Inclusiva, Psicopedagogia e Neurociências Aplicadas e cursando Autismo.  Experiência no Fundamental I por 10 anos e, mais recentemente, no Colégio Marista.  Hoje ocupa o cargo de coordenadora pedagógica na Creche Escola Ipê – unidade Recreio.

Flávia Donola

Coordenadora Administrativa, Creche Escola Ipê Recreio

Licenciada em Letras e Pedagogia com pós-graduação em Educação Especial Inclusiva. Bacharel em Direito (OAB de 2012). MBA em Gestão Empresarial. Experiência na área de gestão de vendas de multinacional por 15 anos e, mais recentemente, no Colégio-Curso Martinsinho e Colégio Marista.  Hoje ocupa o cargo de coordenadora administrativa na Creche Escola Ipê – unidade Recreio.

Carlos Alberto Pacheco Fontoura

Diretor de Ensino, Colégio Leonardo da Vinci

Licenciado e bacharel em Química pela PUC-RS, pós-graduação em Educação pela PUC-RS, pós-graduação em Administração Financeira pela UFRS, MBA em Marketing pela ESPM. Professor das seguintes instituições: PUC-RS, Academia de Polícia Militar, colégios Anchieta, Rosário, Nossa Senhora das Dores, Concórdia, XV de Novembro, Dom João Becker, Carlos Chagas, Emílio Meyer, Tiradentes e Escola Técnica Parobé. Professor do Pré-vestibular Mauá e Pré-vestibular Unificado. Fundador do grupo Educacional Unificado e do Colégio Leonardo da Vinci. Atualmente, diretor de ensino do CLV.

Márcia Andréa Schmidt da Silva

Diretora do Colégio Leonardo da Vinci - Beta

Licenciada e Bacharel em História pela PUCRS, Mestre em História do Brasil pela PUCRS, Pós-graduada em Educação de Adultos pela UFRGS, Pós-graduada pela FLACSO, Buenos Aires/Argentina – Educación: constructivismo e aprendizaje.  Doutoranda pela UFRGS em Ensino da Geografia e da História. Membro do Núcleo de desenvolvimento da formação de professores da PUCRS – NID; Professora da PUCRS desde 2000; Coordenadora do curso de pós-graduação em formação de professores –  A Moderna Educação  – PUCRS/UOL; Diretora do Colégio Leonardo da Vinci Beta.

Rubem Seib Corso

Diretor-Geral, Colégio Unificado

Graduação em Educação Física e Administração de Empresas pela UFRGS, especialização em Gestão Escolar com Ênfase em Supervisão pela PUCRS, MBA e mestrado profissional em Gestão Educacional pela UNISINOS. Técnico internacional de voleibol pela FIVB. Trabalhou durante mais de 30 anos no Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, a maior parte do tempo em funções de coordenação das áreas de ensino, esportes e extracurricular. Ingressou no Grupo Educacional Unificado como diretor da unidade Petrópolis e atualmente é o diretor-geral do Colégio e Pré-vestibular Unificado.

Angélica Barros

Gerente Editorial, Raiz Sistema de Ensino

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ e graduada em História pela mesma universidade, atuou como professora de Ensino Médio e Fundamental II por mais de 10 anos em instituições particulares. É autora de material didático para as séries do Fundamental e Médio desde 2014. A partir de 2015, passou a atuar na Coordenação Pedagógica do material didático do Colégio Qi e agora assumiu a tarefa de coordenar o processo editorial do nosso Sistema de Ensino.

Raphael Machado Mantovano

Diretor, Raiz Sistema de Ensino

Formado em Ciências Navais pela Escola Naval e Matemática pela UCM, MBA em Gestão de Negócios pela IBMEC e em Gestão Escolar pela USP. Trabalhou anos como professor de Matemática em colégios no RJ e na gestão de setores de empresas sempre na área de educação. Hoje ocupa a posição de liderança do Raiz Sistema de Ensino.

Carlos Eduardo Felicio da Silva

Diretor Pedagógico do Militar, Matriz Educação

Após cursar a EsPCEx/AMAN, licenciou-se em Matemática pela UERJ. Em 12 anos atuando na área de educação no Rio de Janeiro, trabalhou em uma grande rede de ensino atuando como professor de Matemática de turmas militares e olimpíadas, coordenador e diretor de unidade, autor e coordenador de material didático em sistema de ensino e coordenador e diretor pedagógico de turmas militares e olimpíadas. Hoje ocupa os cargos de professor de Matemática e diretor pedagógico do militar no Matriz Educação.